Quando se trata de saúde, nem todas as pessoas são iguais e algumas são mais sensíveis do que outras. Quem lida diariamente com problemas de pele sabe-o muito bem. O que talvez não saibam é que existe uma forte ligação entre a gestão da saúde oral e a gestão de uma variedade de doenças da pele.

A ligação entre os dentes e a pele

As ligações entre a nossa saúde oral e a saúde sistémica são cada vez mais evidentes. A investigação emergente associa a manutenção de dentes saudáveis à gestão de doenças da pele como a psoríase, o eczema, a dermatite, a hidradenite supurativa, a acne inversa, o pioderma gangrenoso, a síndrome de Sweet, a dermatose neutrofílica, a dermatose pustulosa subcórnea, a urticária, o lúpus cutâneo, o penfigóide, o pênfigo ou o líquen plano.

Além disso, um estudo no Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology, “The Association Between Oral Health and Skin Disease”, revela o impacto da saúde oral em várias doenças da pele. Nomeadamente, a psoríase, uma doença crónica da pele, apresenta uma forte ligação com a carga bacteriana estreptocócica oral. Estes resultados realçam o papel potencial da saúde oral no desenvolvimento ou prognóstico destas doenças da pele.

As alergias a metais e a medicina dentária

Para além disso, os metais são utilizados na medicina dentária e, como tal, também é importante compreender esta ligação: “Metal Allergy: State-of-the-Art Mechanisms, Biomarkers, Hypersensitivity to Implants” conforme publicado no Journal of Clinical Medicine. Este artigo aborda a alergia aos metais, que podem causar dermatite de contacto alérgica, incluindo mecanismos, biomarcadores e a relação entre a hipersensibilidade aos metais e a utilização de dispositivos implantados. O artigo sublinha que o níquel, o crómio e o cobalto são alergénios metálicos comuns, mas também chama a atenção para outros como o ouro, o paládio e o titânio. Isto sugere uma potencial ligação entre a hipersensibilidade aos metais e as doenças da pele, particularmente em contextos em que os indivíduos são expostos a estes metais através de artigos de uso diário ou implantes médicos. A galvanização oral é também outro fenómeno que pode ocorrer.

Está tudo ligado

Como já falámos, está tudo ligado – os dentes, cérebro, olhos, coração, intestino, sistema reprodutor. Faça um check-up dentário, faça um check-up à sua saúde oral, não apenas aos seus dentes.

Leitura adicional

Não deixe de consultar os seguintes artigos para obter mais informações científicas: