Apneia do Sono

Cansado de acordar cansado e sem energia?

Dormir bem é uma prioridade

Fadiga crónica, zero energia, o despertador a tocar repetidamente, ter de se arrastar da cama, dependente de vários cafés para funcionar… se este cenário lhe é familiar e se tudo o que mais deseja é uma boa noite de sono e acordar pronto para conquistar o seu dia, então pode estar a sofrer de apneia do sono e, se estiver, este é um assunto que deve investigar.

O que é a apneia do sono?

É um distúrbio do sono bastante comum, durante o qual a respiração pára e recomeça repetidamente – parece sério? É bastante sério. Quando um adulto ou uma criança sofre de apneia do sono, a sua respiração é interrompida e/ou torna-se anormal várias vezes durante o sono. Além de comprometer as suas horas de descanso reparador e afectar negativamente o seu dia-a-dia, a apneia do sono afecta o fornecimento de oxigénio ao corpo o que, por sua vez, pode originar outros problemas de saúde, como:

Diabetes tipo 2
Síndrome metabólica
Problemas de fígado
AVC
Complicações com medicamentos e cirurgias
Se ressona, pode ter apneia do sono

Ressonar não é normal, nem é algo que algumas pessoas simplesmente fazem – além de afectar profundamente as suas relações mais pessoais, também pode afectar negativamente a sua saúde. Na maioria das vezes, o ressonar é um sintoma da respiração associado a um transtorno do sono que pode variar entre a resistência das vias aéreas superiores e a apneia obstrutiva do sono (AOS). A gravidade desta síndrome depende de quanto as vias aéreas estão bloqueadas (grau de obstrução das vias aéreas) e da localização desse bloqueio.

Ou seja, fique atento. Prevenir a apneia do sono é manter-se saudável. Se não for diagnosticada e tratada, a apneia do sono pode evoluir para um distúrbio muito complexo, portanto, considere os seguintes como sendo potenciais sinais de alerta:

    1. Loud snoring (that may also be keeping your partner up)
    2. Breathing pauses during sleep
    3. Gasping for air during sleep
    4. Choking or snorting sounds during sleep
    5. Waking up with a dry mouth and/or sore throat
    6. Waking up with a headache
    7. Insomnia (difficulty staying asleep)
    8. Hypersomnia (excessive daytime sleepiness)
    9. Difficulty concentrating while awake
    10. Irritability/Impatience
    1. Loud snoring (that may also be keeping your partner up)

    2. Breathing pauses during sleep

    3. Gasping for air during sleep

    4. Choking or snorting sounds during sleep

    5. Waking up with a dry mouth and/or sore throat

    6. Waking up with a headache

    7. Insomnia (difficulty staying asleep)

    8. Hypersomnia (excessive daytime sleepiness)

    9. Difficulty concentrating while awake

    10. Irritability/Impatience
A Terapia do Sono é outro nível de bem-estar

O sono é essencial. Não nos cansamos de o dizer e é por isso que a Terapia do Sono é uma parte tão importante da abordagem integrativa e 360º da White Clinic à saúde, ao bem-estar geral e à longevidade.

 

O nosso sono está constantemente a ser comprometido, o que por sua vez compromete a nossa vida diária. Aceitamos facilmente o facto de que dormimos mal, temos o azar de ressonar e que simplesmente temos noites mal dormidas. O que precisamos de fazer é questionar o motivo pelo qual não temos o descanso que merecemos e compreender se a apneia do sono é o culpado.

O que é que os cuidados de saúde oral têm a ver com o sono?
Tudo.

A medicina dentária desempenha um papel fundamental na avaliação e tratamento da apneia do sono e do ressonar. Orgulhamo-nos em ser pioneiros na Terapia do Sono em Portugal: graças à tecnologia avançada e anos de experiência, o nosso aparelho do sono cuidadosamente construído e o protocolo de tratamento meticulosamente monitorizado ajudou centenas de pacientes a recuperar o seu sono reparador, a pôr fim ao ressonar incontrolável e a evitar a recorrência da apneia do sono. Estão a dormir bem outra vez.

 

Passo 1

Diagnóstico 360º da apneia do sono

Marque a sua consulta do sono com a White Clinic e prepare-se para discutir o seu caso ao pormenor, apoiado por um questionário específico para a apneia do sono. Esta primeira consulta para diagnosticar a apneia do sono também inclui uma CBCT 3D (Tomografia Computorizada de Feixe Cónico) craniofacial e nasal, um scan intra-oral, fotografias e um teste do sono simples para fazer em casa. Todo o nosso fluxo de trabalho é digital e preciso, para garantir que temos uma visão clara do seu caso logo desde o início.

Passo 2

Análise do seu caso

Com a nossa pesquisa preliminar concluída, toda a informação compilada é enviada ao Dr. Shouresh Charkhandeh no Canadá, que fará a sua própria análise. Através de videoconferência, a nossa equipa e o Dr. Charkhandeh, um investigador de renome mundial e inovador na área da medicina dentária do sono, juntam-se para avaliar o seu caso e delinear o melhor plano de tratamento para o seu diagnóstico específico de apneia do sono. Um verdadeiro trabalho de equipa internacional.

Passo 3

Plano de tratamento para a apneia do sono

Durante a segunda consulta, discutiremos o seu diagnóstico e o tratamento recomendado para a apneia do sono. Trabalhamos com o Dispositivo de Avanço Mandibular mais tecnológico do mercado, produzido nos EUA através de uma impressão 3D em nylon e livre de BPA. De forma a poder personalizar o seu dispositivo para a apneia do sono, efectuamos um scan intra-oral mais detalhado da sua boca, para que possamos obter o molde necessário para conceber um aparelho que seja feito à medida para si.

Passo 4

Personalização do seu aparelho do sono

O seu aparelho personalizado para a apneia do sono é um Dispositivo de Avanço Mandibular de alta tecnologia e totalmente adaptado à biomecânica da sua mandíbula, o que significa que ao simplesmente empurrar a mandíbula para a frente e desviar a língua da garganta, o tamanho da via aérea superior é automaticamente aumentado, reduzindo a resistência do ar que provoca o ressonar e a apneia do sono. Totalmente impresso em 3D, utilizando a tecnologia CAD/CAM, este pequeno e confortável dispositivo traz enormes benefícios e eficácia no tratamento da apneia do sono.

Passo 5

Acompanhamento

Vemo-nos em 4 semanas para uma reavaliação. Durante e após este período, estaremos sempre disponíveis para qualquer dúvida ou preocupação que possa ter, apoiando-o durante os primeiros 6 meses do seu novo tratamento para a apneia do sono. No final, repetimos o teste do sono para avaliar os resultados até ao momento e delinear os passos necessários para continuar a ter uma boa noite de sono, todas as noites.

Dormir é bem-estar.
Bem-estar é uma noite descansada.

Conheça o Dr. Shouresh Charkhandeh

Com um mestrado em Cirurgia Dentária (DDS) e uma licenciatura em Ciências Médicas pela Universidade de Alberta, no Canadá, o Dr. Shouresh Charkhandeh já ganhou várias bolsas ao longo dos anos e, neste momento, está a trabalhar no seu projecto de doutoramento no Hospital da Universidade de Antuérpia, na Bélgica.

Um educador, investigador e inovador reconhecido na área da medicina dentária do sono, o Dr. Charkhandeh já deu palestras em todo o mundo e está activamente envolvido na pesquisa clínica na área da Medicina Dentária do Sono, com foco no desenvolvimento de novas tecnologias para melhorar a previsibilidade do resultado do tratamento e da selecção do paciente para Terapia de Aparelho Oral direccionada a pacientes com OSA (Apneia Obstrutiva do Sono).

Fundador e director do Alberta Dental Sleep Medicine Study Club e o director clínico do The Snore Centre no Canadá, tem tratado pacientes com Apneia Obstrutiva do Sono há mais de uma década e é um grande defensor da abordagem interdisciplinar à Medicina Dentária do Sono, que se concentra na colaboração entre Médicos do Sono, Dentistas do Sono e outros profissionais de saúde.

Dormir as horas suficientes é crucial

O nosso sono de beleza vai muito além do que simplesmente descansar e restaurar os níveis de energia. Precisamos de dormir bem para realmente funcionar, para nos mantermos saudáveis e com um desempenho ideal em todas as áreas da vida. Precisamos de dormir para nos sentirmos felizes, relaxados e sem stress. Precisamos de dormir para assegurar uma longevidade saudável. O nosso corpo e mente dependem disso.

A Medicina Dentária Biológica avançada vai ajudá-lo a recuperar o seu sono reparador

Cada consulta do sono inclui um exame médico aprofundado e exames complementares que ajudarão a determinar o melhor tratamento para a apneia do sono em cada caso. Entre as opções de tratamento de elevado sucesso disponíveis, estão os dispositivos intra-orais personalizados que, feitos sob medida, permitem a supressão completa do ronco e da apneia obstrutiva.

Precisa de um sono reparador

O sono tem um papel importante na nossa saúde física: está envolvido numa variedade de processos fisiológicos, como a recuperação, a reparação dos vasos sanguíneos e do coração. Existe uma vasta informação científica que mostra como é que a privação de sono pode estar associada a inúmeras doenças.

 

Não deixe que a apneia do sono o prejudique

Quando a qualidade do nosso sono é prejudicada noite após noite, as olheiras não serão o único sinal revelador: fadiga crónica, dores de cabeça, dificuldade de concentração, problemas de memória, depressão, alterações de humor, aumento de peso, letargia e até distúrbios mentais farão parte da lista.

 

Melhore o seu ciclo de sono, melhore a sua qualidade de vida.

(*) Campos Obrigatórios