Lidar com problemas de fertilidade pode ser um processo emocional para muitos casais. Uma investigação da Johns Hopkins de 2022 revela que “embora as taxas de infertilidade nos EUA tenham estabilizado, o problema persiste para muitos indivíduos”. E todos nós conhecemos alguém que tem ou está a lidar com problemas reprodutivos. Mas sabia que a saúde oral também pode afectar a fertilidade?

A ligação entre os dentes e o sistema reprodutor

Um factor menos conhecido que afecta a fertilidade é a saúde oral. Problemas como a doença periodontal, infecções dentárias ou mesmo inflamação persistente de extracções dentárias (cavitações ósseas) e canais radiculares mal-executados podem ter um papel importante. A evidência científica associa a inflamação oral a condições que afectam a fertilidade, como a endometriose, uma ligação que é explorada no artigo de 2021 “Can periodontal disease affect conception?”.

Os homens também são afectados

Esta relação entre a saúde oral e a fertilidade também se aplica aos homens. Estudos descobriram uma correlação entre a doença periodontal e problemas como a baixa contagem de espermatozoides. Por exemplo, o estudo de caso-controlo de 2021 “Relationship between periodontal disease and male infertility” observou uma maior prevalência de periodontite em homens com anomalias no sémen.

Os casais que estão a tentar engravidar devem considerar a possibilidade de consultar um periodontista ou um especialista em medicina dentária para tratar a inflamação oral, que pode ser fundamental para melhorar a saúde geral e a fertilidade. Tratar da saúde oral pode ser um passo essencial antes de optar por procedimentos como a fertilização in vitro.

Leitura adicional

Para mais informações, consulte os seguintes artigos: