Há décadas que a comunidade dentária tem conhecimento da correlação entre a saúde oral e a saúde cardíaca ou, melhor, entre a inflamação oral e as doenças cardíacas. Já não se trata apenas de dentes e gengivas saudáveis, trata-se também da qualidade dos seus tratamentos dentários.

O que é que isto significa?

Isto significa que é importante verificar regularmente se os tratamentos dentários que realizou no passado ainda mantêm a sua integridade biológica e não estão a causar inflamação no osso e, consequentemente, na corrente sanguínea. O problema é que as questões dentárias desta natureza muito raramente causam dor e muitas passam despercebidas durante um check-up oral rápido.

A ligação entre os dentes e o coração

Um artigo recente da Universidade de Alberta (22 Fevereiro, 2023), explora a ligação entre a doença periodontal e a doença cardíaca. Os investigadores identificaram uma relação significativa entre estas duas doenças, e sobre a qual pode ler em “Exploring the link between oral health and heart health”.

Essencialmente, as doenças periodontais, causadas por infecções e inflamação das gengivas, foram reconhecidas como um factor de risco independente para a doença cardíaca pela American Heart Association. Pensa-se que a ligação está relacionada com a inflamação, em que a doença periodontal aumenta a inflamação sistémica, afectando potencialmente o coração. As bactérias da cavidade oral podem deslocar-se para o coração, causando inflamação local e provocando uma resposta imunitária. Além disso, a natureza sistémica das citocinas e quimiocinas libertadas durante a inflamação das gengivas pode afectar todo o organismo.

É por isso que fazemos as coisas de forma diferente na White Clinic – para além da nossa abordagem abrangente e avançada de medicina dentária biológica, somos certificados em Slow Dentistry, o que significa que na primeira consulta com um paciente dedicamos todo o tempo necessário para verificar de forma correcta e minuciosa o seu estado de saúde.

E quando se trata da ligação entre os dentes e o coração, a minha equipa e eu testamos todos os nossos pacientes à procura de marcadores biológicos. Eliminar todas as fontes de inflamação é a chave para uma vida saudável e um coração saudável!