Yuvan Noah Hariri escreveu no seu livro Homo Deus que “o comboio da civilização” está a deixar a estação pela última vez e aqueles que não compreenderem a tecnologia perderão um lugar nesse comboio do futuro.

Tem sido uma década empolgante para a medicina dentária e, para aqueles que estão atentos ao que se passa na indústria, as coisas estão a acelerar em direcção ao futuro. Já não se trata apenas de ter as ferramentas necessárias para se tornar um dentista digital. Trata-se agora de compreender como integrar sem problemas o hardware, o software e os novos materiais, de uma forma que possa transformar a maneira como pensamos os nossos fluxos de trabalho e tratamentos futuros.

A Digital Dentistry Society foi fundada com base na premissa de que a transformação da medicina dentária analógica para a digital exigia alguma orientação, educação e apoio. Organiza regularmente congressos mundiais, o próximo dos quais terá lugar entre 12 e 14 de outubro de 2023 na fantástica cidade de Casablanca, em Marrocos. Nestes eventos, algumas das maiores mentes no domínio da tecnologia digital aplicada à medicina dentária e aos cuidados de saúde reunir-se-ão para partilhar as suas visões do futuro.

Tenho o privilégio de fazer parte desta organização, juntamente com os meus amigos e colegas do conselho de administração e todos os nossos embaixadores em todo o mundo que estão a promover e a liderar a revolução digital. O meu objectivo pessoal é manter a clínica dentária que fundei em 1999 tão avançada e actualizada quanto possível. Como tal, sou grato por poder trabalhar não só com uma equipa fantástica de dentistas e colegas, mas também com algumas das principais empresas tecnológicas do mundo, que se esforçam todos os anos por introduzir no mercado ferramentas, materiais e tecnologias de ponta que tornam a vida mais fácil e mais rentável para todos, incluindo o paciente.

Lembro-me perfeitamente da primeira vez que digitalizei a preparação de um dente em 2008, utilizando a tecnologia Cerec e de como estava entusiasmado por poder utilizar o desenho assistido por computador e o fabrico assistido por computador (CAD/CAM) para me ajudar a fazer uma coroa de dissilicato de lítio. Pensei que isto iria mudar tudo, que nunca mais teria de fazer um molde de silicone e que os técnicos de prótese dentária tinham os dias contados. A verdade é que o tempo necessário para trabalhar no desenho CAD era demasiado longo e, apesar das melhores intenções desta tecnologia em oferecer uma solução “instantânea” mesmo ali ao lado da cadeira, não foi de facto instantânea. Compreendi rapidamente que a tecnologia também exigia um conhecimento profundo sobre a forma como integrá-la no fluxo de trabalho dentário moderno.

Cada clínica tem a sua maneira específica de fazer as coisas e, sem o compreender verdadeiramente, um tempo designado para cada procedimento. A transição do analógico para o digital não é, portanto, apenas a aquisição da tecnologia, mas também a reformulação do fluxo de trabalho para acomodar o tempo adicional necessário para adquirir dados. Uma das maiores novidades que vimos surgir recentemente é o conceito de externalização da gestão dos dados adquiridos a terceiros. Consequentemente, os serviços baseados na nuvem estão a crescer e, desde que seja possível imprimir ou fresar na sua clínica, isto é algo que pode realmente poupar tempo e reduzir custos.

Ainda não existe uma fórmula ideal. Cada clínica precisa de saber o que pode pagar e o que os seus pacientes podem pagar. A formação, a educação e a sensibilização são fundamentais e mais importantes do que nunca para navegar nas complexidades do panorama moderno da medicina dentária digital. Digo isto porque há muito tempo que integro tecnologias, materiais e software, e isso exige muito esforço e tempo de formação, muito para além do que é muitas vezes esperado ou nos é dito pelos fabricantes. A maioria das empresas vende-lhe uma tecnologia que faz todo o sentido, mas infelizmente não compreende o tempo necessário para integrar tudo isso na clínica. Eu diria, como regra geral, que precisará de mais um elemento na equipa por cada nova tecnologia que adquirir. Naturalmente, isto não é possível em todos os contextos, mas num mundo ideal, teremos alguns dentistas a fazer o trabalho clínico e outros a fazer o trabalho digital, e trabalharão em conjunto para cada caso.

Algumas empresas compreenderam-no muito cedo, e algumas fizeram-no, tal como a Biotech Dental, dirigida por Philippe Vèran. Em 2016, quando ouvi falar desta empresa pela primeira vez e comecei a utilizar a sua tecnologia, percebi logo que a sua visão era criar um universo inteiro em torno de diferentes tecnologias que facilitassem a vida do dentista digital moderno. Toda a gente compreende que ter uma empresa capaz de integrar verticalmente tudo é a melhor forma de avançar. Penso que a visão de Philippe Vèran era futurista e merece ser mencionada quando adquiriu a Nemotec, o software de planeamento de tratamentos que é inclusivamente utilizado pelo mundialmente famoso serviço de design de sorrisos DSD de Christian Coachman.

Isto veio ajudar a melhorar a vida dos cirurgiões dentários de implantes, permitindo-lhes criar guias cirúrgicos muito precisos e até conceber procedimentos cirúrgicos complexos, muito para além da medicina dentária estética. É de facto uma ferramenta incrível. Além disso, com a sua empresa de alinhadores Smilers (recentemente adquirida por Henry Schein e dirigida pela Dra. Olivia Vèran, uma grande ortodontista por direito próprio), este software tornou-se a base do centro de planeamento de tratamentos que, tanto quanto sei, foi o primeiro no mundo a combinar a tomografia computorizada de feixe cónico (CBCT) e a digitalização iOS para o tratamento ortodôntico, o que é agora mais comum noutras empresas.

Foram verdadeiros pioneiros nesta oferta, o que é uma das principais razões pelas quais utilizo este sistema de alinhadores, naquilo que considero ser um planeamento ético do tratamento ortodôntico. A utilização de tecnologia avançada permite-lhe não só compreender a posição, mas também uma posição em relação ao ligamento periodontal e ao osso disponível no biótipo. Este tem de ser o padrão de ouro em alinhadores a nível mundial! Devemos ser muito cautelosos quanto à utilização de alinhadores simplesmente para fins cosméticos, sem compreender as implicações profundas da deslocação das raízes dentárias num biótipo fino e, sem tecnologia avançada, não há forma de ver isso. É por isso que as empresas que tentam contornar os dentistas e oferecem alinhadores directos ao consumidor devem ser cuidadosamente analisadas.

Para tornar as coisas ainda mais interessantes, a Biotech Dental adquiriu há muitos anos uma empresa de tecnologia suíça que fabrica o dispositivo ATP38, que fornece fotobiomodulação de alta potência. Tenho utilizado este dispositivo incrível desde 2016 e tenho 3 unidades na minha clínica. Utilizamo-lo para tudo, uma vez que quase todos os tratamentos dentários podem beneficiar deste dispositivo poderoso. Transformou a minha forma de pensar sobre a medicina dentária e moldou o futuro da White Clinic. Os estudos provam que a utilização desta tecnologia pode impulsionar a actividade mitocondrial e acelerar muitas coisas na vida do dentista moderno, como o movimento ortodôntico, a cicatrização de feridas, a estética facial e a regeneração celular, todos essenciais para o ambiente dentário. A combinação da fotobiomodulação com a terapia de alinhadores é, no meu entender, a referência do dentista digital moderno. Orgulho-me de dizer que o fazemos há mais de cinco anos. Tal como os avanços na indústria automóvel, nos telemóveis, etc., uma vez experimentado o futuro, não há volta atrás.

Penso que é muito importante que olhemos para algumas destas empresas líderes que não se limitam a vender-nos produtos, mas que também desenvolvem o futuro e prevêem onde esse futuro se vai situar, fazendo enormes investimentos para trazer tecnologia extraordinária para o mercado. Como vice-presidente da Digital Dentistry Society, e também como líder empresarial e um simples dentista, tenho de agradecer a todas as empresas incríveis que trabalham tão arduamente para nos facilitar a vida a todos.

*Escrito pelo Dr. Miguel Stanley.