Todos os anos, cerca de dez milhões de dentes do siso são extraídos, levantando questões sobre a necessidade de tantos procedimentos. Estes molares, que normalmente surgem entre os 17 e os 25 anos, muitas vezes são removidos para evitar complicações potenciais, como apinhamento ou decaimento.

Diálogo entre profissionais

Existe um debate significativo entre dentistas e cirurgiões orais sobre a remoção preventiva de dentes do siso em pacientes assintomáticos. A maioria concorda com a extração em casos de dor ou sinais de doença, mas a remoção preventiva é um ponto de discórdia. Alguns profissionais adotam uma abordagem de espera, ponderando os riscos de complicações cirúrgicas contra os benefícios da remoção preventiva.

Considerações financeiras e decisões médicas

A decisão pela extração muitas vezes depende da perspetiva do profissional e do que é considerado melhor para o paciente. Vale a pena notar que a remoção do dente do siso é uma fonte significativa de renda para cirurgiões orais, introduzindo um possível incentivo financeiro nas recomendações médicas.

Riscos e benefícios da extração

Decidir se deve ou não extrair os dentes do siso envolve considerar vários fatores. Optar pela extração permite que os pacientes planeiem em torno do procedimento, que geralmente requer alguns dias de recuperação. No entanto, o risco de complicações, como infeções e sangramentos, aumenta com a idade.

Em alguns casos, adiar a extração pode resultar em mais dor, já que dentes com raízes não desenvolvidas são mais fáceis de remover. Complicações raras, como lesões nos nervos, podem causar dormência permanente ao redor do rosto e da boca.

Conclusão

A decisão de remover os dentes do siso é complexa e depende de vários fatores, incluindo a opinião do profissional de saúde e as preferências do paciente. É vital estar informado sobre os riscos e benefícios associados à extração e considerar cuidadosamente as opções antes de tomar uma decisão.