Comunicar o valor da medicina dentária complexa aos pacientes

O Dr. Miguel Stanley participou recentemente no webinar da Geistlich Regeneration Academy, dedicado ao tema “Comunicar o valor da medicina dentária complexa aos pacientes”, onde discutiu tudo, desde a confiança e a ética até aos materiais premium.

No dia 10 de Julho de 2025, a Regeneration Academy da Geistlich Pharma, na Suíça, organizou um webinar especial onde o nosso fundador e director clínico, Dr. Miguel Stanley, foi o orador principal. Dedicado ao tema “Comunicar o valor da medicina dentária complexa aos pacientes”, partilhou a forma como a confiança, a comunicação e a ética ajudam os pacientes a compreender porque é que fazer bem as coisas é verdadeiramente importante.

O verdadeiro custo da “medicina dentária barata”

Em muitos países, a medicina dentária é 100% paga do próprio bolso – sem seguro, sem comparticipações. Isto muda a conversa em torno dos cuidados e, como defensores da medicina dentária biológica e regenerativa, sentimos esta pressão diariamente na White Clinic. Mas, o caminho Dr. Stanley tem sido consistente: escolher cuidados de qualidade, utilizar biomateriais premium e dar prioridade aos resultados a longo prazo – mesmo quando é mais exigente, tanto a nível financeiro como clínico. Como referiu no webinar “No sector privado, ninguém está a ver. É aí que a integridade é realmente importante”.

Porque é que os biomateriais premium são importantes

Os pacientes vêem frequentemente os enxertos ósseos, as membranas e os materiais regenerativos como extras opcionais e não como essenciais. Cabe ao médico mudar essa mentalidade, explicando o seu valor aos pacientes, e estas são as três principais razões para a escolha de materiais de topo que o Dr. Miguel Stanley destaca sempre:

  1. Impacto na saúde – ignorar os materiais regenerativos pode resultar em perda óssea, infecção ou falha do implante. Os custos de saúde a longo prazo ultrapassam frequentemente quaisquer poupanças.
  2. Compatibilidade biológica – os biomateriais de alta qualidade são mais bem integrados, mais seguros e mais previsíveis em termos de resultados.
  3. Longevidade do tratamento – os atalhos podem levar a novos tratamentos ou a compromissos estéticos. Se for feita correctamente, a medicina dentária complexa dura mais tempo e funciona melhor.

Medicina Dentária na vida real vs. na sala de aula

Muitos dos casos clínicos impressionantes apresentados nas conferências são realizados em condições idealizadas, em clínicas universitárias, em estudos de investigação ou em pacientes que não tiveram de pagar. De acordo com o Dr. Stanley, isto levanta a questão: “E o dentista que atende dez pacientes por dia, trabalha num país de baixo rendimento e ainda assim quer prestar cuidados de excelência?”.. A resposta está no centro da sua filosofia de trabalho: “a ética, a qualidade e a comunicação são ainda mais importantes quando ninguém está a ver e quando cada decisão do paciente conta”.

Criar confiança na cadeira do dentista

O Dr. Stanley sempre defendeu que a construção da confiança na cadeira de dentista começa com a comunicação e a transparência. E foi por isso que co-fundou a Slow Dentistry Global Network – para promover cuidados centrados no paciente que valorizam a segurança, o conforto e a educação, construindo confiança a longo prazo e melhores resultados. Este movimento incentiva a abrandar para ter tempo para:

  • Explicação minuciosa dos procedimentos e materiais.
  • Conversas claras sobre os custos, riscos e benefícios.
  • Capacitar os pacientes para tomarem decisões informadas.
  • Dizer “não” aos atalhos quando estes comprometem os cuidados de saúde.

O caso da ética na medicina dentária moderna

A ética em medicina dentária não é apenas uma virtude, é uma salvaguarda clínica. Optar por atalhos pode poupar tempo e dinheiro à partida, mas arrisca complicações, resultados reduzidos e perda de confiança dos pacientes. Ao serem transparentes, éticos e intransigentes em termos de qualidade, os médicos constroem uma credibilidade duradoura. “Está na altura de falarmos abertamente sobre as pressões que os dentistas enfrentam e está na altura de celebrarmos aqueles que escolhem fazer o que está certo, mesmo quando é difícil” afirma o Dr. Stanley.

Conclusão

A medicina dentária enfrenta hoje uma encruzilhada: satisfazer as exigências económicas ou manter a excelência clínica? A mensagem do Dr. Miguel Stanley é muito clara: “Quando explicamos o valor da medicina dentária complexa de forma clara e honesta, os pacientes compreendem por que razão é importante fazê-la correctamente. Num mundo que muitas vezes apela a soluções rápidas, a medicina dentária ética e regenerativa é o caminho a seguir”.

Posts relacionados