Potencie o seu desempenho com Medicina Dentária Desportiva

COMEÇAR AGORA

A Medicina Dentária Desportiva muda as regras do jogo

A Medicina Dentária Desportiva é um campo essencial e em rápido crescimento no que toca à medicina dentária contemporânea, apoiando atletas amadores e profissionais na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas orais e lesões. Ao fortalecer o equilíbrio crucial entre a boca e o corpo, a medicina dentária desportiva:

Aumenta o desempenho desportivo
Reduz o risco de lesões desportivas
Reduz o tempo de recuperação das lesões desportivas
Potencia a função muscular
Menos dor
Mais força
Melhor resistência
Maior estabilidade
Equilíbrio corporal mais forte
Visão e pontaria melhoradas
Movimentos mais rápidos, eficientes e precisos
Promove a respiração nasal para uma melhor oxigenação
Melhora o sono

“Eu como desportista de alta performance estou sempre à procura de melhorar em todas as frentes. Quando me foi apresentada a ideia de performance na parte dentária (ou oclusão) fiquei surpreendido, mas acreditei nos resultados.

Em determinadas situações tenho o hábito de cerrar os dentes e com o novo ‘estudo’ da minha oclusão melhorei muito em termos de conforto, mas sobretudo na recuperação após grandes esforços físicos, como por exemplo nas corridas de 24 horas. Antes tinha muitas dores lombares, e hoje não vou dizer que nunca mais tive, mas posso afirmar que são raras as vezes que tenho.”

Filipe Albuquerque,  piloto de automóveis profissional

Sabia que os atletas apresentam um maior risco para problemas de saúde oral?

É verdade. E estes são alguns dos principais factores que contribuem:

  • Os atletas são mais propensos à desidratação, devido à maior produção de saliva e ao maior fluxo de ar que passa pela boca durante a actividade física.
  • Devido ao exercício intenso e horários de treino/competição intensivos, o sistema imunológico é mais facilmente comprometido e um sistema imunológico enfraquecido significa uma boca enfraquecida.
  • Os atletas registam uma maior ingestão de hidratos de carbono devido ao consumo de suplementos nutricionais.

Saúde oral fraca = desempenho fraco

De acordo com o estudo de 2018 “Oral health and performance impacts in elite and professional athletes”, 32% dos atletas relataram que o estado da sua saúde oral afectou o seu desempenho desportivo, enquanto 5,8% admitiram que o desempenho foi realmente afectado. O estudo mostra ainda que 29,9% dos atletas sofrem de dor oral, 9% têm dificuldade em treinar/competir e 3,8% tiveram que reduzir as suas sessões de treino. Além disso, uma saúde oral comprometida também se manifestou noutras áreas: os atletas relataram dificuldade em comer (34,6%), dificuldade em sorrir (17,2%) e dificuldade em relaxar (15,1%).

O papel poderoso da Medicina Dentária Desportiva

Seja qual for o desporto, este campo específico e preciso da medicina dentária avalia o corpo de um atleta começando pela boca. Porquê? Porque a boca é o caminho para rectificar as ligações neurológicas que estão conectadas ao comportamento, função, desempenho e controlo do corpo. Se é um atleta que está a lutar com problemas musculares, ósseos, articulares ou posturais, lesões antigas ou problemas desconhecidos que simplesmente não consegue resolver ou não desaparecem independentemente daquilo que faça, a consulta de Medicina Dentária é, sem dúvida, o próximo passo.

Poder potenciado, poder em alta

Na White Clinic, o nosso protocolo de Medicina Dentária Desportiva estuda a ligação entre o sistema estomatognático e a prática desportiva. Composto por dentes, mandíbula, músculos faciais, tecidos moles e a articulação temporomandibular, estudamos profundamente os componentes anatómicos e funcionais do sistema estomatognático, considerando também a avaliação e o diagnóstico da Síndrome da Deficiência Postural (SDP).

O que é a Síndrome de Deficiência Postural?

A Síndrome de Deficiência Postural é um problema de saúde causada por patologias musculo-articulares e assincronismo num ou em vários sensores posturais, sendo um deles os sensores mandibulares. Quando há assimetria e/ou danos nos sensores posturais, o sistema nervoso é claramente afectado, apresentando dificuldades em receber e emitir informações para e do sistema musculoesquelético.

Melhore a sua postura, melhore o seu desempenho

Enquanto sistema que suporta a estabilidade, forma e movimento do corpo, se houver um desequilíbrio postural, podem surgir uma série de patologias recorrentes. Em atletas, isso pode incluir uma vasta gama de problemas, incluindo dor lombar, ciática, hérnia de disco, dor no pescoço, entorses, dores nas articulações, dores de cabeça, escoliose, entre outros. Naturalmente, o desempenho desportivo também é drasticamente reduzido.

Protocolo poderoso

O nosso protocolo avalia e trata este desequilíbrio postural através da boca, usando um aparelho oral de alta tecnologia e totalmente personalizado que volta a conectar, reparar e reequilibrar as vias neurológicas entre o sistema mandibular e o sistema nervoso central.

ORCARDO: um aparelho de alta tecnologia para atletas de nível mundial

O tratamento personalizado, holístico e eficaz da Síndrome de Deficiência Postural é apoiado pelo ORCARDO: um aparelho oral clinicamente avançado e de alta tecnologia, desenvolvido pelo Dr. Ricardo Silva, para atletas de elite que precisam de reprogramar os seus níveis de desempenho.

O ORCARDO é apoiado por técnicas de reabilitação funcional mandibular e neuro-oclusal e é mapeado e produzido de acordo com o diagnóstico específico do atleta e da sua constituição oral. Usado exclusivamente durante as horas de sono, a sua intensa acção terapêutica é profunda e contínua – mesmo durante o dia, quando o aparelho é retirado, continua a ser extremamente eficaz. Ao transmitir continuamente informações neurológicas através do nervo trigémeo, os desequilíbrios musculoesqueléticos são reequilibrados e o paciente passa por uma reprogramação postural completa e transformadora.

Estamos prontos para ajudá-lo a alcançar o seu desempenho máximo

A nossa equipa está empolgada e pronta para conhecê-lo e avaliar o seu estado de saúde, para que possamos ajudá-lo a recuperar, prosperar e atingir todos os objectivos que estabeleceu.

Etapa 1 – Consulta detalhada

Durante a primeira consulta, estamos focados em diagnosticar o tipo de Síndrome de Deficiência Postural com que estamos a lidar e isso inclui um conjunto de exames de avaliação detalhados e fundamentais: oclusão muscular, visual e dentária. Com base nas nossas descobertas, fazemos um scan intra-oral da sua boca para criar um molde digital da sua cavidade oral, que determinará a melhor posição terapêutica para o aparelho mandibular oral.

Etapa 2 – Criação de um aparelho ORCARDO sob medida

Usando tecnologia e materiais de ponta, criamos o seu aparelho ORCARDO pessoal no nosso laboratório interno altamente tecnológico. Preciso, fiável, eficiente e conveniente, este aparelho oral mandibular é tão único quanto você, além de ser produzido à medida das suas necessidades imediatas.

Etapa 3 – O seu aparelho está pronto

Prepare-se para experimentar o seu aparelho ORCARDO personalizado: durante esta consulta, vamos garantir que está confortável e perfeitamente ajustado, mas também faremos os necessários ajustes. Pode começar a dormir com o aparelho e após os primeiros dias de adaptação, o tratamento iniciará as suas mudanças transformadoras, começando com a respiração nasal nocturna e depois ao nível dentário. Este é o momento perfeito para discutir quaisquer dúvidas e preocupações que possa ter: estamos aqui para apoiá-lo durante todo o tratamento.

Etapa 4 – Primeiro momento de avaliação

Recomendamos uma consulta de avaliação a cada 2 meses, porém, estas podem ser agendadas com maior frequência, principalmente para atletas profissionais com agendas competitivas exigentes. A nossa equipa terá todo o gosto em consultar consigo e com o seu fisioterapeuta remotamente se e quando necessário.

Step 5 – Performance checkpoint

We recommend an assessment consultation every 2 months, however, these can be scheduled more frequently, especially for elite athletes with demanding competitive schedules. Our team will be glad to consult with you and your physical therapist remotely if and whenever necessary. 

Conheça o Dr. Miguel Stanley

Considerado um dos 100 melhores dentistas do planeta, o Dr. Miguel Stanley é um profissional de alto desempenho, apaixonado pela optimização do desempenho humano e que tem consistentemente desafiado a ideia ultrapassada de que a saúde oral está separada da saúde geral.

Com mais de 20 anos de experiência e de estudo, de imaginar e de praticar o futuro da medicina dentária, aplicando-a numa variedade de áreas, o Dr. Miguel Stanley tem tratado, com sucesso, atletas de elite e trabalhado em estreita colaboração com clubes desportivos de topo, mesmo antes de a Medicina Dentária Desportiva se tornar naquilo que é hoje.

O Dr. Stanley tem uma compreensão profunda e prática dos efeitos negativos que uma saúde oral comprometida pode ter no desempenho desportivo e no bem-estar geral. A sua abordagem funcional e 360º em termos de protocolos de Medicina Dentária Desportiva altamente personalizados, tem mudado as regras do jogo para atletas de várias modalidades, que recuperaram a sua confiança, o seu propósito e os seus níveis de desempenho poderosos.

Conheça o Dr. Ricardo Silva

Licenciado em Medicina Dentária pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde de Lisboa, o Dr. Ricardo Silva prosseguiu a sua formação académica em Ortodontia pelo Instituto Ortocervera de Madrid, em Oclusão pela Donau Universitat de Viena de Áustria, em Ortodontia Técnica Meaw pela Universidade de Kanagawa do Japão, em Ortopedia pelo Instituto Wilma Simões em Lisboa e em Reabilitação Neuro Oclusal pela Clínica Pedro Planas em Barcelona, onde também realizou um estágio. Tem dedicado a sua carreira à área da oclusão dentária e as suas implicações na postura e proprioceptividade, parte da qual como investigador na área propriocetiva oftálmica, em conjunto com clínicas oftálmicas. 

Na White Clinic, é especialista em oclusão dentária e foi aqui que desenvolveu o ORCARDO – um aparelho oral premium concebido para melhorar o alto desempenho em atletas de elite. Um dos fundadores da Sociedade Portuguesa da Odontologia Desportiva (SPOD), a sua paixão e vasta experiência na área da Medicina Dentária Desportiva faz dele um reconhecido orador internacional e nacional, desempenhando ainda o cargo de consultor de Medicina Dentária Desportiva junto de vários atletas e clubes desportivos.

Preparado para levar o seu desempenho desportivo a outro nível?

Contacte-nos:

    Nome (*)

    Email (*)

    Telefone

    Mensagem


    (*) Campos Obrigatórios